quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Religião e ciência

Sem dúvida este tema daria para escrever uma quantidade enorme de blogs, logs e vlogs. Só me pergunto se vão ensinar isso que coloquei abaixo nas escolas? Um tema para as aulas de religião e outro para as de ciências....



Aula de religião: Hipátia (370-415 DC), filha de Theron, era uma cientista, matemática, astrônoma, líder da escola de filosofia neo-platônica e diretora da Biblioteca de Alexandria. Cirilo, o arcebispo de Alexandria, a odiava por ela ser um símbolo da ciência e da cultura que, para a igreja primitiva, representavam o paganismo. Ela continuou seu trabalho apesar das ameaças até que, no ano de 415, foi cercada pelos monges e paroquianos (todos cristãos...) de Cirilo, despida e esfolada até a morte com cacos de cerâmica. Seus restos foram queimados, suas obras destruídas e Cirilo foi canonizado.

Aula de ciências: O gás CFC foi lançado comercialmente em 1927 como um grande bem para a humanidade. Apenas em 1974, mais de 40 anos depois, se descobriram os danos que causava à camada de ozônio e os riscos de câncer que provocava em massa à população da Terra. É a mesma ciência que continua lançando novos produtos e serviços, talvez com mecanismos de regulação maiores, mas com os mesmos interesses financeiros e, por vezes, com o mesmo grau de incerteza sobre as consequencias futuras do uso indiscriminado daqueles produtos e serviços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário